Na mitologia, há menção de 601 orixás primários, divididos em duas classes, os 401 dos Irun Imole e os 200 Igbá Imole, sendo os primeiros do Orun ("céu") e os segundos da Aiye ("Terra"). Estão divididos em orixás da classe dos Irun Imole, e dos Ebora da classe dos Igbá Imole, e destes surgem os orixás Funfun (brancos, que vestem branco, como Oxalá e Orunmilá), e os orixás Dudu (pretos, que vestem outras cores, como Obaluayê e Xangô). Os Òrìsà conhecidos e cultuado no Brasil são:
- Esú - Exu, orixá do movimento, do prazer, guardião dos templos, encruzilhadas, passagens, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos.
- Ogun - Ogum, orixá do ferro, guerra, fogo, e tecnologia,
- Òsóòsí - Oxossí deus da sobrevivência. Oxóssi, orixá da caça e da fartura.
- Ologunedé - Lugunedé, orixá jovem da caça e da pesca.
- Sangò - Xangô, orixá do fogo e trovão, protetor da justiça e protetor dos genitais masculinos Ayrà, usa branco, tem profundas ligações com Oxalá e com Xangô.
- Omolu ou Obaluaiyê - Omolu, orixá das doenças epidérmicas e pragas, orixá da cura.
- Osumarè - Oxumaré, orixá da chuva e do arco-íris, o dono das Cobras e das transformações.
- Ossaim, orixá das Folhas sagradas, conhece o segredo de todas elas. Junto com Oxóssi, protege as matas e animais.
- Oyá ou Iyansà, orixá feminino dos ventos, relâmpagos e tempestades. Também é a orixá das paixões.
- Osún - Oxum, orixá feminino dos rios, do ouro, deusa das riqueza materiais e espirituais, dona do amor e da beleza, protege bebês e recém-nascidos.
- Iyemojá - Iemanja, orixá feminino das aguas, Dona da fertilidade feminina e do psicológico dos seres humanos.
- Nanà - Nanan, orixá feminino dos pântanos e da morte. Protege idosos e desabrigados. Também dona da chuva e da lama. É mãe de Obaluaiè e junto com ele, dona das doenças cancerígenas. Mais velha orixá do panteão africano.
- Yewá, orixá feminino do Rio Yewa. Protetora das moças virgens e dona da vidência.
- Obá, orixá feminino do Rio Oba. Dona da guerra e das águas.
- Asabó - Axabó, orixá feminino e pouco conhecido, é da família de Xangô.
- Ibeji, orixás crianças, são gêmeos, e protegem as criancinhas.
- Irôco, orixá da árvore sagrada, (gameleira branca no Brasil).
- Egungun, Ancestral cultuado após a morte em Casas separadas dos Orixás.
- Iyami-Osorngá, é a sacralização da figura materna, a grande mãe feiticeira.
- Iku, Orixá da morte.
- Onilê, orixá que carrega um saco nas costas e se apóia num cajado.
- Osalá- Oxalá, orixá do Branco, da Paz, da Fé. Oxalufan, qualidade de Oxalá velho e sábio. Oxaguian, qualidade de Oxalá jovem e guerreiro. OrixaNlá ou Obatalá, o mais respeitado, o pai de quase todos orixás, criador do mundo e dos corpos humanos.
- Ifá ou Orunmila-Ifa, Ifá é o porta-voz de Orunmila, orixá da adivinhação e do destino, ligado ao Merindilogun. Oduduwá, orixá também tido como criador do mundo, pai de Oranian e dos yoruba. Oranian, orixá filho mais novo de Odudua.
- Baiani, orixá também chamado Dadá Ajaká.
- Olokun, orixá divindade do mar.
- Olossá, orixá feminino dos lagos e lagoas.
- Oko, orixá da agricultura.
Na África cada orixá estava ligado a uma cidade ou a uma nação inteira; tratava-se de uma série de cultos regionais ou nacionais. Sàngó em Oyo,- Yemoja na região de Egbá,- Iyewa em Egbado, -Ogún em Ekiti e Ondo, -Òsun em Ilesa, Osogbo e Ijebu Ode, -Erinlé em Ilobu, -Lógunnède em Ilesa, -Otin em Inisa, -Osàálà-Obàtálá em Ifé, -Osàlúfon em Ifon e Òságiyan em Ejigbo.
A realização das cerimônias de adoração ao Òrìsá é assegurada pelos sacerdotes designados para tal em sua tribo ou cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva um comentario
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.