OS ORIXÁS
Os Orixás não são Deuses como muitas
pessoas podem conceber como em outras religiões, mas sim Divindades criadas por
um único Deus: Olorun
Exu: o mensageiro, o ponto de contato entre
os Orixás e os seres humanos;
Oxalá: o
senhor da força, o senhor do poder da vida.
Oxum: as águas doces;
Iemanjá: a rainha dos peixes das águas
salgadas;
Iansã: os ventos, chuvas
fortes, os relâmpagos;
Xangô: a força do
trovão e o fogo provocado pelos relâmpagos quando (diz uma lenda que "sem Iansã,
Xangô não faz fogo ... ") chegam 'a Terra;
Ogum ou
Ogun: senhor dos caminhos; os desbravador dos caminhos; senhor do ferro;
Oxossí: o Orixá Odé, o Orixá caçador,
senhor da fartura 'a mesa, senhor da caça;
Ossãe: o Orixá das folhas e, sem folhas, nada é
possível na Umbada ou no Candomblé; o dono, preservador, das matas e florestas,
das folhas medicinais, das ervas de culto;
Obá: a guerreiro, a força da libertade;
Nanã: senhora do lodo, das águas lodosas da junção
entre o rio e o mar, fonte de vida, e também senhora da morte;
Obaluayê: "O dono da Terra, o Senhor da Terra"; o
Orixá das doenças, senhor dos mortos (pois conta uma lenda que Obaluayê foi o
único Orixá que dominou a morte, Iku); é aquele que tira a doença, mas também
aquele que dá a doença.
Oxumaré: é o
Orixá do arco-íris, um dos pontos de ligação entre o Aye (a Terra) e o Orun (o
Céu); também representa a fartura, o bem estar.
A cada Orixá está associada uma
personalidade e um comportamento diante do mundo e com seus filhos, os quais,
são seus protegidos e uma parte das emanações do próprio Orixá, presentes no Orí
(Cabeça) desses filhos.
OS ORIXÁS.
Orixás são elementos da natureza, e cada Orixá representa uma força da natureza. Quando cultuamos os Orixás, cultuamos também as forças elementares oriundas da água, da terra, do ar, do fogo, etc.
Essas forças em equilíbrio produzem uma enorme energia (axé), que nos auxilia no nosso dia a dia, ajudando para que o nosso destino se torne cada vez mais favorável. Assim sendo, quando dizemos que adoramos Deuses, nós referimo-nos a adorar as forças da natureza, forças essas pertencentes á criação do grande Pai. Pai esse conhecido por nós como “Olorum” (Deus Supremo).
A grande maioria das nações africanas, anteriores à era cristã, conheciam a existência de Olorum como o grande criador, o Ser Fundamental. Olorum “é o Todo”. E o todo, é a natureza e os seus integrantes, (animais, vegetais, homens, planetas, etc.). O panteão dos Orixás não é mais do que a junção das energias de todo os elementos da natureza, e cada elemento da natureza é representado por um Orixá.
Aprendemos a sentir e a manipular essas energias individualmente através de cada Orixá. Os filhos nascidos sobre a influência do Orixá detém mais energia do seu Orixá influente que os filhos de outros Orixás. Exemplo: os filhos de Ossain possuem mais energia voltada para as curas e plantas do que os filhos de Oxum que possuem por sua vez mais energia voltada aos sentimentos, à magia etc.
Na nossa religião, é fundamental a integração com a natureza, pois quanto maior for o nosso contato com a natureza, maior será o desenvolvimento, a energia, o axé e, portanto, maior será o elo de ligação com o nosso Orixá, aproximando-nos mais de Olorum (deus criador/construtor de todo o universo).
Quem são os Orixás
Os Orixás foram os primeiros seres que habitaram a Terra, e dividem-se em duas qualidades: os Orixás Funfuns e os Orixás de Predominância. Em total existem 401 Orixás.
Orixás Funfuns
Os Orixás Funfuns são os seres que criaram o nosso universo e, por consequência, o nosso amado planeta Terra. Podemos citar alguns deles: Olorum, Aorum, Oorum, Pavenã, Aganju, Olodumarê, Afefé, Oloxum, Odudua, Tempo, Ifá, Obatalá etc.
Orixás de Predominância
São aqueles que descenderam dos Orixás Funfuns (Branco), e a sua função era povoar o planeta, espalhando semelhantes por todo o mundo. Durante a sua estadia na Terra, os Orixás tiveram muitas aventuras fantásticas, devido à sua força sobre os elementos da natureza. Muitas das suas façanhas e ensinamentos são citadas em lendas.
Após a sua passagem pela Terra, os Orixás de predominância recolheram-se em Orum, de onde têm como função auxiliar os seus semelhantes na Terra – a humanidade – em busca da evolução e da comunhão universal. Para assistir aos desencarnados, os Orixás contam com o auxílio dos seus Servidores (cadeia de espíritos de luz em diferentes estágios de evolução, entre os quais estão Exús, Bombogiras, Erês e Caboclos). De entre os muitos Orixás que existem abordaremos aqui neste Blog apenas 16 dos Orixás de Predominância!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva um comentario
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.