segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Orixás e suas áreas atuantes

Na mitologia, há menção de 601 orixás primários, divididos em duas classes, os 401 dos Irun Imole e os 200 Igbá Imole, sendo os primeiros do Orun ("céu") e os segundos da Aiye ("Terra"). Estão divididos em orixás da classe dos Irun Imole, e dos Ebora da classe dos Igbá Imole, e destes surgem os orixás Funfun (brancos, que vestem branco, como Oxalá e Orunmilá), e os orixás Dudu (pretos, que vestem outras cores, como Obaluayê e Xangô). Os Òrìsà conhecidos e cultuado no Brasil são:
  1. Esú - Exu, orixá do movimento, do prazer, guardião dos templos, encruzilhadas, passagens, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos.  
  2. Ogun - Ogum, orixá do ferro, guerra, fogo, e tecnologia,
  3. Òsóòsí - Oxossí deus da sobrevivência. Oxóssi, orixá da caça e da fartura.
  4. Ologunedé - Lugunedé, orixá jovem da caça e da pesca.
  5. Sangò - Xangô, orixá do fogo e trovão, protetor da justiça e protetor dos genitais masculinos Ayrà, usa branco, tem profundas ligações com Oxalá e com Xangô.
  6. Omolu ou Obaluaiyê - Omolu, orixá das doenças epidérmicas e pragas, orixá da cura.
  7. Osumarè - Oxumaré, orixá da chuva e do arco-íris, o dono das Cobras e das transformações.
  8. Ossaim, orixá das Folhas sagradas, conhece o segredo de todas elas. Junto com Oxóssi, protege as matas e animais.
  9. Oyá ou Iyansà, orixá feminino dos ventos, relâmpagos e tempestades. Também é a orixá das paixões.
  10. Osún - Oxum, orixá feminino dos rios, do ouro, deusa das riqueza materiais e espirituais, dona do amor e da beleza, protege bebês e recém-nascidos.
  11. Iyemojá - Iemanja, orixá feminino das aguas, Dona da fertilidade feminina e do psicológico dos seres humanos.
  12. Nanà - Nanan, orixá feminino dos pântanos e da morte. Protege idosos e desabrigados. Também dona da chuva e da lama. É mãe de Obaluaiè e junto com ele, dona das doenças cancerígenas. Mais velha orixá do panteão africano.
  13. Yewá, orixá feminino do Rio Yewa. Protetora das moças virgens e dona da vidência.
  14. Obá, orixá feminino do Rio Oba. Dona da guerra e das águas.
  15. Asabó - Axabó, orixá feminino e pouco conhecido, é da família de Xangô.
  16. Ibeji, orixás crianças, são gêmeos, e protegem as criancinhas.
  17. Irôco, orixá da árvore sagrada, (gameleira branca no Brasil).
  18. Egungun, Ancestral cultuado após a morte em Casas separadas dos Orixás.
  19. Iyami-Osorngá, é a sacralização da figura materna, a grande mãe feiticeira.
  20. Iku, Orixá da morte.
  21. Onilê, orixá que carrega um saco nas costas e se apóia num cajado.
  22. Osalá- Oxalá, orixá do Branco, da Paz, da Fé. Oxalufan, qualidade de Oxalá velho e sábio. Oxaguian, qualidade de Oxalá jovem e guerreiro. OrixaNlá ou Obatalá, o mais respeitado, o pai de quase todos orixás, criador do mundo e dos corpos humanos.
  23. Ifá ou Orunmila-Ifa, Ifá é o porta-voz de Orunmila, orixá da adivinhação e do destino, ligado ao Merindilogun. Oduduwá, orixá também tido como criador do mundo, pai de Oranian e dos yoruba. Oranian, orixá filho mais novo de Odudua.
  24. Baiani, orixá também chamado Dadá Ajaká.
  25. Olokun, orixá divindade do mar.
  26. Olossá, orixá feminino dos lagos e lagoas.
  27. Oko, orixá da agricultura.
Na África cada orixá estava ligado a uma cidade ou a uma nação inteira; tratava-se de uma série de cultos regionais ou nacionais. Sàngó em Oyo,- Yemoja na região de Egbá,- Iyewa em Egbado, -Ogún em Ekiti e Ondo, -Òsun em Ilesa, Osogbo e Ijebu Ode, -Erinlé em Ilobu, -Lógunnède em Ilesa, -Otin em Inisa, -Osàálà-Obàtálá em Ifé, -Osàlúfon em Ifon e Òságiyan em Ejigbo.
A realização das cerimônias de adoração ao Òrìsá é assegurada pelos sacerdotes designados para tal em sua tribo ou cidade.

As qualidades mais conhecidas de Oxuns

Existem 16 tipos diferentes de Oxum, das quase adolescentes até as mais velhas, sendo, portanto 16 o número sagrado da mãe da água doce.
No percurso do rio, que corresponde à trajetória do próprio Orixá, Oxun assume diferentes características, todas ligadas à maneira de ser das mulheres, de seu caráter e atitudes, de suas qualidades e defeitos. 
Enquanto na África, as diferentes manifestações são consideradas como caminhos percorridos por Oxun como uma única entidade, no Brasil considera-se cada "qualidade" como sendo um Orixá diferente e assim, Oxun deixa de ser uma só e diferentes Oxuns, componentes de uma grande família serão cultuadas de acordo com cada diferente qualidade.
 A LENDA
Diz à lenda que as mais velhas moram nos trechos mais profundos dos rios, enquanto as mais novas nos trechos mais superficiais.
Entre essas 16, três são marcadas como guerreiras (Apara, a mais violenta,
Iê Iê Kerê, que usa arco e flecha, e Ié Ié Iponda, que usa espada), mas a maior parte delas é mais pacífica, não gostando de lutas e guerras, desde Oxum Obotó, muito suave e feminina, até a versão mais velha, a não menos vaidosa Oxum Abalo.

QUALIDADES DE OXUM ( ÒSUN) KETO

1- IYA OMI é a òsun saudada no siré, também idosa. É aquela que faz as perguntas a Esu no jogo divinatório de Ifá.
2- ÒSUN ABALU (Agba ilu) é considerada como sendo a mais velha de todas. É muito ciumenta e adora receber hortênsias como oferenda. Sua ligação com OMOLÚ, o orixá da peste, tido como o médico dos pobres, é notável e segundo dizem, acompanha este orixá em suas andanças pelos quatro cantos do mundo. É bastante severa e autoritária. Usa azul claro e abèbé.
3- ÒSUN ABALÔ (carrega ogum é uma iansã)
4- ÒSUN IJIMU (ou Ajímu, ou Jimu) - é outro tipo de Òsun velha. Veste-se de azul claro ou cor de rosa. Leva abèbé e seus colares são feitos de contas de cristal amarelo escuro. Representa um tipo semelhante a Abalu, mas talvez mais meiga. É a senhora da fecundidade e do feitiço, é a velha e vira bruxa na beira do rio. Come com Oxalá e Omolu. Não come bicho-fêmea, exceto pata. Aspecto idoso e dado às feitiçarias tem estreita ligação com as
IYAMI-AJÉ. Essa estreita ligação é que faz com que as OXUNS alcancem a vitória em suas brigas ou vinganças. Rainha e mãe de todas as Oxum.
5- ÒSUN ABOTO , OXOGBÔ ou YABOTO. Seu culto é realizado nas nascentes dos rios. É a Oxum das nascentes e dos encontros das águas doces e salgadas. Ela deu origem ao nome da cidade de Osogbo. Òsun que ajuda as mulheres terem filhos. 

6-ÒSUN APARÁ seria a mais jovem das Òsuns, e um tipo guerreiro que acompanha Ògún (ou Sàngó) vivendo com ele pelas estradas; dança com ele quando se manifestam, juntos numa festa; leva uma espada na mão e pode vestir-se de cor de rosa.
A mais jovem de todas com instinto guerreiro, confundindo-se muitas vezes com IANSÃ.
Dona dos objetos cortantes, sendo dona da navalha. Esta fase de Osún tem duplo caminho, sendo que uma tem fase Oyá e a fase Ogún. Quando vem na fase Ogún é aconselhável oferecer nas obrigações de sete em diante um Odá (bode castrado).
É muito guerreira e veste-se com o rosa-claro ou o azul-claro.
 Os mais antigos do candomblé dizem que Oxum Apara é a verdadeira esposa de Ogum Wári, uma qualidade de Ogum que vive nas águas.
É a Oxum Apara quem dá a visão no jogo e tem uma relação com Exu.
Como as outras Oxuns, essa qualidade de Oxum não come cabra nos seus rituais e sim o odan, o bode capado.
 Oxun Apará é a poderosa guerreira que acompanha Ogun em suas campanhas, porta um sabre que manipula com força e destreza.
Esta Oxun tem fundamento com Yemanjá, de quem é filha e com quem costuma comer.

7- ÒSUN AJAGURA, outra òsun guerreira que leva espada, jovem, casada com Aganju, rival de Yasan. Representa um tipo semelhante a Apará; Apara parece, porém mais agressiva, e Ajugura mais orgulhosa.
8- YEYE OGA é uma òsun velha e rabugenta (enquizilada)
9- YEYE KARÊ ou ACARÊ. Guerreira, sua arma é um ofá (arco e flecha). Muito bonita, jovem, autoritária e agressiva. Tem fundamentos com Oxossi.
10- YEYE OKE é, provavelmente, a mesma que Yeye Loke, tipo muito guerreiro.
 11-YEYE ONIRA. Guerreira. (Na maioria dos Candomblés se referem a Onira como qualidade de Oyá - mas dizem que na África tinha seu próprio culto em separado).
 12 -YEYE OLOKO ou LOKE . Apresenta-se como caçadora, também é muito guerreira. Vive no interior das matas ou florestas e é associada as Iyami. Veste amarelo-ouro e usa ofá, traz ainda uma espada e o abebê. Come com Oxossi e Ewá somente a caça.
 13 - YEYE PONDÁ ou YPONDA. É também uma òsun Guerreira, casada com Òsòsi Iboalama, mãe de Logun Edé . Yeye Pondá é a verdadeira òsun ijesa que veio de Ijesa ou de Ipondá Vive no mato com o marido, leva uma espada e veste-se de amarelo ouro. E desconfiada, astuta, observadora, intuitiva.
 14- ÒSUN Ê WUJ Í é uma òsun maternal e generosa, saudada no pàdé.
 15 -YEYE LOKU ou PÒPÓLÓKUN (que não desce sobre a cabeça de suas filhas), é cultuada em lagoas de águas profundas, onde estabelece a sua residência.
 16- YEYE ODO é a òsun das fontes, das nascentes (Òsun dos perdões); talvez seja a mesma que íyá mi Odo ou Iya Nodo, um tipo Yemánjá.

E ainda são citadas as seguintes:
-Yeye Merin ou Iberin . Feminina, coquete e muito elegante. Aspecto maduro da orisá, nessa forma não desce nas cabeças.
-Yeye Àyálá ou Ìyánlá (a avó, que foi mulher de Ogum ). Esta OSUN além de sua ligação com Ogun Alagbede tem sérios fundamentos com Egun. Também tem ligação com as bruxas.
- Yeye Ipetu, a guardiã dos segredos insondáveis, deve ser Oya Petu. Sobre esta OSUN pouco se sabe e nada se fala. A simples pronúncia de seu nome é revestida de muito respeito e considerada quase como um tabu. É cultuada na lagoa e não sobe à cabeça das pessoas.

******"EM CUBA HÁ 28 QUALIDADES DE OXUM."*****

QUALIDADES (CAMINHOS) DE OXUM- ANGOLA
1) ABAE OU MABE : Tem ligação com Yemanjá.
2) ABALU OU ABALO - A mais velha de todas, bem idosa. Tem numerosos filhos e netos. É severa e autoritária. Usa o azul-claro e é a verdadeira dona do leque e sempre se apresenta com ele. Come com Yemanjá no rio ou na lagoa. Carrega Ogum e uma Iansã. Tem ligação com Omulu e Oxossi.

3) ABOMI ou OMI, ou OMIN  ou LOMIN: Um dos nomes ou qualidades de Oxum que significa 'Senhora da água'. Suas filhas têm o direito de usar o Jogo de Adivinhação com até 16 búzios. Não tem ligação com os demais Orixás. Ligação com a Angola e seu jogo de búzios. É considerada uma das mais velhas, devido ao longo tempo de culto.

4) ABOTÔ  ou YABOTO  ou Boto ou Oxogbo ou Ogbo: Aspecto maduro da orisá. Feminina e coquete. Muito bonita e vaidosa. Relacionada ao parto e ao nascimento, ajuda as mulheres a terem filhos. É a origem de Oxum. Seu culto é realizado nas nascentes dos rios. É a Oxum das nascentes e dos encontros das águas doces e salgadas. Veste amarelo-ouro e azul-claro. Ela deu origem ao nome da cidade de Osogbo. Tem fundamentos com Yemanjá e Oxalá. Geralmente seus filhos são Àbìkús. Dizem ser feita no lugar de Ifá, apesar de vermos que muitos fazem no lugar de Ifá o assento de Oxum Abomi.

5) AFENIR fenir e MILEYÓ : Sem referencias. ..

6) AJAGURA ou AJAGIRA : Jovem e guerreira. Pertence à nação nagô - Oyo, Pernambuco.

7) AKIDÃ : Tem ligação com Obaluaiê.

8) ÀYÀLÁ ou Ìyánlá ou Ayla ou Yala: É a avó das Oxum. Muito poderosa e guerreira. Veste o amarelo e o azul-claro. Come com Ogum. Mora nas matas e tem caminhos com Obaluaiê. Àyàlá, que também foi esposa de Ògún Alagbdé e é conhecida como a "avó" que tocava música num fole para fazer dançar Egúngún, mantém estreita ligação com as lyámi (nossas mães queridas, as famosas feiticeiras) .

9) AZIRI : Vodun correspondente aos Orixás Yemanjá e Oxum no Candomblé da Nação Jêje do Rio. Na Casa Grande de Minas no Maranhão é masculino pertencente à família da terra do Ewe Aziri, nome do pântano do Dahomey na África.

10) DEUÍ  ou Dewá ou Ideuá: Tem ligação com Ogum. Talvez nome tirados de canções…

11) IABOMIN  ou Iaokin ou Labomi ou Kitolomin ou Demin: parece-nos ligadas a Angola. Não tem ligação com os demais orixás.

12) IBERIN ou Merin: Feminina, coquete e muito elegante. Aspecto maduro da orisá, nessa forma não desce nas cabeças.

13) IKOLE : Seu mito a liga a Iemanjá e Ode Erinlé. Transformou- se numa ave.

14) IJIMU  ou Jumun ou Ygemum: É a senhora da fecundidade e do feitiço, é a velha e vira bruxa na beira do rio. Veste azul e rosa-claro. Come com Oxalá e Omolu. Não come bicho-fêmea, exceto pata. Aspecto idoso e dado às feitiçarias tem estreita ligação com Ìyámi Eleye. A Rainha e mãe de todas as Oxum.

15) KARÊ  ou Acarê: Muito Guerreira, mas sua arma é um ofá (arco e flecha). Muito bonita, jovem, autoritária e agressiva. Veste saia branca com forro amarelo-claro. Tem fundamentos com Oxossi. Acompanha Yemanjá e Oxalá. Come na lagoa e no encontro das águas salgadas com as doces. É manca da perna esquerda e só come bichos-fêmeas. Kare é um de seus títulos, na verdade Kare tem seu próprio nome que poucos conhecem. Tem ligação com Oyá.

16) KISSIMBE i ou hamba de Angola. Antigo nome correspondente a Oxum entre os negros angolanos e congos no Brasil.

17) LOBÁ -GUERÊ ou Gueré: Oxum velha que dirige os trabalhos do qual o auxiliar é o Exu Laboré Fumen. Gueré quer dizer docemente ou alegremente. Tem ligação com Xangô.18) Lokun ou Pòpòlókun ou Potolokun: Conta os antigos que não vem mais. Será? É cultuada nas lagoas.

18) MIWA : Cultuada especialmente no 'Asé Ilê Opô Afonjá'. Não é propriamente uma qualidade, e sim o nome de um Orixá. Mi = diferente e Wá = ser => Ser Diferente.

19) NINSIN i: Tem ligação com Nanã.

20) ODÓ : É a Mãe das Ancestres. É muito parecida com Yemanjá. Veste branco e azul. Come com Oxalá e Yemanjá. Senhora dos perdões. Nas nascentes dos rios reside Yèyé Odó.

21) OGA ou Oja: Enquizilada e briguenta; outra Òsun velha é Yéyé Ogá.

22) ÔKÊ  ou Loke ou Oloko ou Lê iê Oke ou Eoquê: Apresenta-se como caçadora, mais também é muito guerreira. Vive no interior das matas ou florestas e é associada as Iyami. Veste amarelo-ouro e usa ofá, traz ainda uma espada e o abebê. Come com Oxossi e Ewá somente a caça. Foi esposa do mais velho Oxossi que existe e criou os filhos que lansã teve com seu marido, aliás, só permitia que Oyá tratasse de seus filhos quando eles adoeciam.

23) OMINIMBU  ou Minibu: Epíteto da Osun. Tem ligação com Oyá. Carrega os apetebis.

24) ONIRA : Guerreira. (Na maioria dos Candomblés se referem a Oyá com essa qualidade - mas dizem que na África tinha seu próprio culto em separado, dessas Iabas).

25) PETU ou Ipetu: Aspecto maduro da orisá. É guerreira também. Cultuada nas Lagoas. Dizem não incorporar mais.

26) PONDA  ou Ypondá ou Pandá: Esposa de Oxossi Ibualama. Porta um leque. É Mãe de Logun-Edé e com sua espada guerreia bravamente. Vive no mato com seu marido. Veste amarelo-ouro e azul-claro na barra da saia. Relacionada ao fogo e aos cemitérios, tem ligação com Egun. A pata é a sua maior quizila, seu bicho de fundamento é a tartaruga. É uma jovem da cidade de Iponda. Tem ligação com Ogum, Oyá, Oxossi e Oxaguiã. Come com Iyemonjá e Oxalá. Alguns dizem ser companheira de Omulu, muito feiticeira tendo ligação com o fogo.

27) YONI  ou Vinsi: Tem ligação com Ogum.

28) TIMIi: Tem ligação com Xangô.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Quem e Orixá Ajê Xaluga?

 Esta divindade dominava as marés, e cegava os homens coma a brilhante espuma que vinha sobre ela. Olocum então, lhe deu um segredo. “O que fizeste aos outros acontecerá contigo”, Ajê se sentiu muito poderosa, agora era detentora de um segredo, pois Ajê entendeu o segredo e depois de se cegar também. 

As Características de AJÉ XALUGÁ


SAUDAÇÃO: Ocum iá! 
ALIMENTOS PREFERIDOS: Arroz cru com mel. 
TABUS: Carneiro e galo. 
DOMÍNIOS: Riqueza, saúde. marés e paixões. 
SÍMBOLOS: Concha e abano (abebé). 
ELEMENTOS: Água. CORES: Verde-água, azul-claro e prata. 
DIA: Sábado.
é uma divindade feminina do mar, é uma orixá dona das riquezas que existem no fundo do oceano, riquezas maiores do que da terra inteira, domina as marés, o subir e descer das águas marinhas.

Ajê Xalugá é dona da saúde, ela leva e traz as doenças, sendo assim ligada á Omolu, é conhecida por trazer riquezas queando agradada.

Ajê Xalugá se apaixona fácil, seu caráter solitário e amável, ao contrário de sua irmã mais velha, IYemanjá, Ajê não leva homens ao fundo do mar para morrer, por que seu amado assim morreu, por isso quando Ajê se apaixona ela traz riquezas ao amado.

Ajê se funde o mito é uma das 9 filhas de Olocum (qualidade de Iemanjá no Brasil), a mais velha é Iemanjá a mais nova Ajê Xalugá.

Ajê e Iemanjá sempre andam juntas, cavalgando as duas as ondas do mar, Ajê já teve seu culto muito difundido na África, tanto que os muçulmanos a chamavam Anabi, aquela que traz riquezas aos homens, hoje seu culto é raro, restando apenas em Cuba.

Ajê Xalugá é no Brasil, tida em alguns lugares como face de Oxumarê, por tanto, são dois deuses ligados pelo envolvimento com a riqueza, um do mar, outro da terra, atualmente seu culto vem lentamente sendo reconstruído aqui. Ajê Xalugá é tida por alguns, por um orixá masculino, por outros como uma deus meio macho, meio fêmea, mas o que se sabe é que Ajê é uma orixá feminina, dona de aspectos indispensáveis para os seres humanos; saúde, riqueza e paixões. Ajê possui um doce tem, paramento, é o arquétipo da menina sonhadora e que protege, a qualquer custo o seus amados. 

Ajê Xalugá é o orixá da prosperidade, nasce por um caminho do odu Obará. Este caminho conta que Ajê morava no fundo do mar, onde era a esposa principal de Olokum, mas muito negligenciada por ele. Daí, quando sua filha Oxum foi viver com Xangô em terra firme, ela pediu para ser levada com eles. Olokum enciumado, invadiu a terra para reaver sua mulher, mas Obatalá levantou sua espada e o expulsou para as profundezas de onde veio, para não causar maiores estragos.

Essa é uma versão iorubá do relato do dilúvio. A Riqueza passou então a existir na terra, através de Oxum e Xangô. Ajê é assentada junto a esses dois orixás, representada por um búzio gigante que não pode ser comprado no mercado, apenas achado, ganho, ou mesmo surrupiado de alguém (!)para ser morada legítima de Ajê.

A tradição iorubá conta que o som escutado na concha de Ajê não é o do mar, como dizemos no Ocidente, mas o do burburinho de um mercado. Por existirem búzios "machos" e "fêmeas" 
pelo seu formato, se estabeleceu que Ajê também pode ser macho e fêmea. Este Ajê macho é mais relacionado à Ossaim e Exu, pois conta outra história que Ajê distribuía riquezas indiscriminadamente a todos, e que ninguém procurava Ossaim, o grande mágico para mais nada, pois Ajê supria as necessidades de todos igualmente.

Ossaim, invejoso, então engoliu Ajê, que desapareceu da terra. As pessoas recorreram àOrunmilá, pois não suportavam viver sob o fardo da necessidade. 

E Ifá enviou Exu com uma oferenda para Ossaim, que se constituía de milho bem cozido e temperado, mas misturado com lascas de axá (fumo de rôlo). Ossaim, guloso, comeu a refeição inteira oferecida achando que era um sinal de reconhecimento das pessoas em relação à sua importância, mas o axá é um emético muito forte, e fez com que Ossaim vomitasse, vomitasse e vomitasse até reaver Ajê.

Só que Ajê já havia sido digerido e retornou em forma de miniaturas de Ajê (ouô eió, os búzios), que Exu passou a controlar, e assim nasceu o dinheiro, que é distribuído desigualmente entre as pessoas. 
Ajê Xalugá é o orixá da prosperidade, nasce por um caminho do odu Obará.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

COMO NASCEU ORÌ

Explicação de Babá Mauro de Osun
ORI em yorubá significa CABEÇA. O Ori está acima dos Orisás, pois nenhum Orisá, nem mesmo Olodumare atenderá um pedido do ser humano, que não tenha sido autorizado por seu Ori.
Conta a lenda que os Orisás e Ancestrais se rebelaram, querendo ter os poderes e a sabedoria de Olodumare. Como mensageiro nomearam Esù, que levou as reivindicações a Olodumare. Este lhes enviou um poderoso obi, e, orientado por Ifá, determinou que após deixá-lo a noite inteira numa encruzilhada, os Orisás e Ancestrais deveriam tentar parti-lo para mostrar seu poder.
Ori era apenas uma pequena bola, que não possuía sequer um corpo para se apoiar, e ninguém o respeitava. Para conseguir partir o obi, procurou Ifá, que o aconselhou a fazer uma oferenda para os Odus, para conseguir a força de todos eles. Além disso, deveria espojar-se na poeira do chão por algumas horas.
No dia seguinte todos já estavam preparados para tentar partir o obi, quando chegou Ori, espojando-se na poeira. Um a um os Orisás foram fracassando na tentativa, pois o obi era muito forte e resistente.
Ori se apresentou e, como última opção, deixaram-no tentar. Com seu peso caiu sobre o obi, que se partiu em seis gomos. Todos ficaram muito felizes.
Olodumare, ao receber a notícia, imediatamente enviou uma linda almofada, onde Ori se instalou. Dessa forma Ori ganhou um corpo para sustentá-lo. Orisás e Ancestrais exclamaram: ORI APERE!
A partir desse momento, Ori nasceu. Passou a ser dotado de Iwa, a existência, dada por Olodumare, como prêmio por ter sido o único a conseguir partir o fruto-ventre.

“KÓ SOOSA TÍÍ DANI GBÉ, LEYIN ENI ÒRÍ”
Nenhum Deus abençoa o homem, sem que sua cabeça o permita.

Certa vez, num jogo de Ifá, perguntaram a ÒRÚNMÌLÁ:
“- Quem seria capaz de nos levar ao Infinito? (infinito = caminho da vida da pessoa).
SANGÒ disse que quando chegasse a OYÓ e lhe dessem certas comidas, ele satisfeito voltaria à sua casa, abandonando a pessoa. Perguntaram o mesmo a OYÁ, e ela respondeu, que quando chegasse a qualquer cidade e lhe dessem certas comidas, ela satisfeita voltaria para casa.
Resumo: enquanto dermos comida ao nosso Orisá, ele nos cobre e depois recolhe.
Perguntaram de novo a IFÁ e ele respondeu que Òsàlà, e ele respondeu que quando chegasse à cidade de Ifé, comesse, aí então ficaria satisfeito e voltaria para casa. Se nem Òsàlà é capaz de nos levar ao Infinito, então, quem é capaz?
Resposta: só Lebara.
Perguntaram a ÈSÙ: “- Se você caminhar, caminhar e chegar a Keto, e lhe derem 1 galo no dendê ? Ele respondeu:
– Comia e quando estivesse satisfeito voltaria para minha casa. Voltaram e perguntaram de novo a Ifá:
“- Então, ninguém é capaz de nos levar ao Infinito? Quem será? Tal conhecimento, tal sabedoria, quem a tem?
IFÁ respondeu.”- Somente o Orisá ÒRÍ é capaz de nos levar ao infinito, até o final de nossa vida.” Se uma pessoa morrer, despachamos tudo referente ao Orixá, mas, o que sempre ficou foi o ÒRÍ.
Conclusão: Mesmo se nosso òrìsà está bem, só ficará tudo bem se o nosso Òri estiver também. Primeiro damos comida a Òri no borí, e depois ao orisá. Não há orisá raspado errado, desde que o òri aceitou. Acima de nosso Orisá individual, está o nosso Òrì. Damos ao òrì cera (caroço de algodão), obi, água. Existem apenas 6 bichos para Òrì: pombo, peixe, pato, franga, galinha d’angola e o igbin; apenas um bicho vai ao ori, os outros serão colocados apenas na tigela. O ejé (sangue) de pombo branco, só se for muito importante, necessário, senão estaremos ofendendo Olodumare.

Um pouco sobre os Orixás


segunda-feira, 12 de maio de 2014

PEQUENO DICIONÁRIO DE YORUBÁ


A 
   ABADÔ----------------------------------MILHO
ABAN-MALU---------------------------VACA
ABAN-----------------------------------PRATO
ABASSA--------------------------------TERREIRO DE ANGOLA
ABATÁ---------------------------------CHINELO/SAPATO
ABÉBÉ---------------------------------LEQUE DAS YABAS
ABIÃ------------------------------------QUEM NÃO É INICIADO
ABÔ-------------------------------------AMACI COM EJÉ
ABUKÓ---------------------------------CABRITO/CABRA
ACOCI----------------------------------DINHEIRO
ACOFARI-------------------------------ATO DE RASPAR O IYAWÔ
ADAGA---------------------------------ESPADA DOS ABORÓS
ADARUBÓW--------------------------VELHO/A
ADÊ--------------------------------------COROA
ADÈ--------------------------------------HOMOSSEXUAL
ADIÉ------------------------------------GALINHA
ADJORY-------------------------------AJUNTÓ
AFÉFÉ----------------------------------VENTANIA/VENTO
AFOFY---------------------------------MAU CHEIRO
AFEXO---------------------------------MESMO QUE ITÁ
ÁGA--------------------------------------CADEIRA
ÀGAMBÊ------------------------------POBREZA/SEM DINHEIRO
AGBÀDÁ--------------------------------É IGUAL BÀDÁ E KAFTÁ
AGBAMODA---------------------------FOLHA DA FORTUNA
AGBÁ-----------------------------------VELHO/A
AGÔ YA--------------------------------LICENÇA CONCÊDIDA
AGÔ-------------------------------------LICENÇA
AGUEDÉ-------------------------------BANANA
AGUNJE-------------------------------GARFO
AGUTAN--------------------------------CARNEIRO
AIYE-------------------------------------TERRA
ÀJÁ---------------------------------------CACHORRO
AJÁPÀ----------------------------------CÁGADO/TARTARUGA
AJEUNMAN----------------------------AGRADECIMENTO
AJEUN-----------------------------------OFERECENDO COMIDA
AKÀRÁ OMAN----------------------PÃO
AKÀRÁ--------------------------------ACARAJÉ
AKÈTE-----------------------------------CAMA
AKIKO---------------------------------GALO/FRANGO
ALAGIBÉ-------------------------------BARRACÃO TERREIRO
ALAKÔRÔ-----------------------------TIPO DE UMA CORÔA / QUALIDADE DE OGUN
ALÁ--------------------------------------PANO/COBERTURA
ALÉ--------------------------------------NOITE
ALFANGE------------------------------ESPADA DAS YABAS
ALIBÃ-----------------------------------POLÍCIA
AMACI----------------------------------ERVAS MACERADAS NA AGUÁ
AMADÊ---------------------------------FILHO/CRIANÇA
AMAPÔ---------------------------------VAGINA
APÁ--------------------------------------LADO
APOLÓ---------------------------------SAPO
APOTI-----------------------------------BANQUINHO
ARA--------------------------------------CORPO
ARÊRÊ---------------------------------BRIGA/DISCUSSÃO
ARIOKÔ--------------------------------PESSOAL IRRACIONAL
ÀRÓ--------------------------------------DOENÇA
ÀRÚN-----------------------------------DOENÇA
ASÉ--------------------------------------FORÇA
ASESE-----------------------------------ATO FUNEBRE= AXÊXÊ
ASÓ DUNDUN------------------------ROUPA SUJA
ASÓ--------------------------------------ROUPA
ATÁ--------------------------------------PIMENTA
ATARÊ----------------------------------PIMENTA DA COSTA
ATIM------------------------------------PEMBA PREPARADA
AURÊ-----------------------------------CABRA/CABRITA
AYA--------------------------------------ESPOSA
 
   
 B 
 BA MI O----------------------------ME AJUDE
BÁ MI SÉ É------------------------ME AJUDE
BABÁ KEKERÊ------------------PAI PEQUENO
BABALAWÔ----------------------SACERDOTE DE IFÁ
BABÁLORISÁ--------------------PAI DE ORISÁ
BABÁ-------------------------------PAI
BACULANDÊ---------------------SEXO(ATO)
BÀDÁ-------------------------------VESTE AFRICANA(EBOMIS)
BAGÉ-------------------------------MESTRUAÇÃO
BAKO-------------------------------SEXO(ATO)
BALÉ/BALÍ------------------------CEMITÉRIO
BAMIRÊ----------------------------CONVITE P/ CAFÉ(LANCHE)
BAMIREDÍ-------------------------AGRADECIMENTO
BANTÉ-----------------------------APETRECHO DA ROUPA DE XANGO
BARÁ-------------------------------EXÚ
BÊNI---------------------------------SIM/ESTÁ CERTO
BERO LÓ--------------------------DANE-SE
BIY-----------------------------------NASCER/NASCIDO
BONOTÓI-------------------------SILÊNCIO/CALE-SE
BORÍ--------------------------------COMIDA À CABEÇA
BUBURU---------------------------MAU
 
   
 C 
 CANIKÊ------------------------------PÃO DURO/MÃO DE VACA
CÊLÉ----------------------------------LOUCO
CHAINAN----------------------------FÓSFORO
CHERRIN----------------------------O MESMO QUE DAMINOJÚ
COLORY-----------------------------PERTUBADO/LOUCO
 
   
 D 
 DAMINOJU--------------------------VENHA AQUI
DÀRA---------------------------------BOM
DEBURU-----------------------------PIPOCA
DEKÁ----------------------------------TRANSMISSÃO DE DIREITOS
DEVÓL--------------------------------LENÇOL
DICISA--------------------------------ESTEIRA
DIDÊ-----------------------------------FICAR DE PÉ
DILONGA----------------------------CANECA DE ÀGATA
DILONGÁ----------------------------PRATO DE ÀGATA
DOBALÊ------------------------------REFERÊNCIA DE ORISA MASC.
DUNDUN-----------------------------PRETO/SUJO/ESCURO
 
   
 E 
 EBITA------------------------------------PODEROSO
EBÔ--------------------------------------CANJICA
EBÓ--------------------------------------LIMPEZA DE CORPO
EBÔMI---------------------------------PESSOAS COM DEKÁ ARRIADO
ECURU---------------------------------BOLINHO DE FAR. (EGUN)
EDÍ--------------------------------------NÁDEGAS
ÉDU---------------------------------------CARVÃO
EDUN-ARÁ------------------------------PEDRA DE RAIO
EFUM-----------------------------------FARINHA
ÈGBÉ-------------------------------------SOCIEDADE/COMUNIDADE
EGÍ----------------------------------------LIMPEZA/LIMPO
ÊGUI-------------------------------------CARVÃO
EGÚN-----------------------------------ALMA
EJÁ---------------------------------------PEIXE
EJÉ---------------------------------------SANGUE
EJÍ-----------------------------------------LIMPO/LIMPEZA
EKÓ-------------------------------------ACAÇA
ÈKÚ---------------------------------------PREA
ELEDÁ---------------------------------ANJO DA GUARDA
ELEGBÓ---------------------------------SENHOR DO EBÓ
ELEGUN---------------------------------INICIADO NO CULTO
ELEYÉ------------------------------------PASSÁRO
ENIM-----------------------------------ESTEIRA
ENUN-------------------------------------BOCA
EPÁ------------------------------------ESPADA
EPE ENUN-------------------------------LÍNGUÁ
ÊPÔ FUNFUN------------------------AZEITE DE OLIVA
ÊPÔ-------------------------------------AZEITE DE DENDÊ
ERÃ-------------------------------------CARNE
ERAN-PETERÉ------------------------CARNE FRESCA
ERAN-POLU---------------------------CARNE SECA
ÊREFUN-------------------------------AREIA
ERÓ--------------------------------------SEGREDO
ESÉ--------------------------------------PÉ
ETUN-----------------------------------GALINHA D`ANGOLA
EWA--------------------------------------FEIJÃO
EWÉ--------------------------------------FOLHA
ÊXI----------------------------------------CAVALO 
 
   
 F 
 FATOLU--------------------------------FALSO/TRAIDOR
FIBÔ--------------------------------------ESCONDER
FILÁ-------------------------------------GORRO DE CABEÇA
FUÁ--------------------------------------DANÇA
FUNDANGA---------------------------POLVORA
FUNFUN--------------------------------BRANCO/CLARO/LIMPO
FURÁ------------------------------------BOLINHO DE FAR. DE MILHO
FUXICO---------------------------------FOFOCA/SEGREDO
 
   
 G 
 GIBONÃ---------------------------------PAI/MÃE CRIADEIRA
GINKA-----------------------------------MOVIMENTO DO ORISA
 
   
 I 
 IGBÁ------------------------------------------SAUDAÇÃO/EU TE SAUDO
IBIPÂMIO---------------------------------FOME
IDÃ-----------------------------------------COBRA
IDÉ----------------------------------------PULSEIRA
IDÓ---------------------------------------BANHEIRO
IFÉ-----------------------------------------AMOR
IGBÁ----------------------------------------ASSENTAMENTO DO ORISÁ
IGBÍ---------------------------------------CARACOL
IGBÔ---------------------------------------BOSQUE SAGRADO
IGÉ-----------------------------------------ÁRVORE
IGÔ---------------------------------------DIA
IGUI-----------------------------------------PORQUINHO DA INDIA
IJÔ-------------------------------------------DANÇA
IKAN----------------------------------------CONTREGUN
IKÁ----------------------------------------REFÊRENCIA DE ORIXÁ FEM.
IKOKO-------------------------------------PANELA
IKU------------------------------------------MORTE
IKUN----------------------------------------RATO
ILÁ---------------------------------------GRITO DO ORISA
ILE KUN----------------------------------PORTA
ILÊ-AJEUN---------------------------------COZINHA
ILÊ----------------------------------------CASA
ILÉKÉ---------------------------------------FIO DE CONTAS
ILÉ---------------------------------------POMBO
ILE----------------------------------------TERRA
ILU------------------------------------------CIDADE
INÃ---------------------------------------FOGO
INDACA------------------------------------LÍNGUA
INHA-------------------------------------FIO DE CONTA
INSSABA----------------------------------FOLHA
INTABA DUNGIRO-------------------MACONHA
INTABA----------------------------------CIGARRO
IÓ-----------------------------------------SAL
IPAKÓ--------------------------------------NUCA
IRAÊ----------------------------------------ESTRELA
IRILÉ------------------------------------POMBO
ISU------------------------------------------INHAME
ITÁ-------------------------------------------ATO DE FAZER O CARREGO DO IYAWÔ
IYÁ KEKERÊ------------------------------MÃE PEQUENA
IYALODÊ----------------------------------SENHORA DAMA
IYÁLORISÁ-------------------------------MÃE DE ORISÁ
ÌYÁ------------------------------------------MÃE
IYAWO-------------------------------------INICIADO NO CULTO COM MENOS DE SETE ANOS
IZALA--------------------------------------FOME
IZO---------------------------------------FOGO
 
   
 J 
 JÉ--------------------------------------------COMER
JOKÔ---------------------------------------SENTAR/AJOELHAR
JUNTÓ-------------------------------------SEGUNDO STO. DO ORI
JUREMA-----------------------------------BEBIDA DE CABOCLO
 
   
 K 
 KAFTÁ-------------------------------------VESTE AFRICANA(EBOMIS)
KALÓ--------------------------------------BANHO NO EFON
KAROKÊ MIM---------------------------SIM PODE ENTRAR
KAROKÊ----------------------------------POSSO ENTRAR
KAWÔ KABIECILÊ---------------------VENHA VER O REI DESCER SOBRE A TERRA
KELÊ---------------------------------------GRAVATA DO INICIADO
KETE KETE------------------------------BURRO
KILEUI------------------------------------O QUE É ISSO
KILORI------------------------------------O QUE HÁ NA CABEÇA
KILOXÉ-----------------------------------O QUE QUER
KIYWSI------------------------------------ATENÇÃO
KUFAR------------------------------------MORRER
 
   
 M 
 MABÍNU--------------------------------PERDÃO
MAIONGA------------------------------BANHO(ANGOLA)
MALU------------------------------------BOI
MARUÔ---------------------------------FOLHA DE DENDEZEIRO
MATABULÊ----------------------------PESSOA SURDA(ANGOLA)
MATIN-----------------------------------PEQUENO/POBRE/SEM GRAÇA
MI-----------------------------------------MEU
MITORÓ--------------------------------EKÓ DISSOLVIDO EM AMACI
MOGÉ-----------------------------------O QUE É(FEM)
MOILA-----------------------------------VELA
MOJÚBÀ--------------------------------SEJA BEM VINDO
MONA------------------------------------MULHER
MONA-OCÓ----------------------------SAPATÃO
MÒSÍ-------------------------------------POBREZA
MUKUNÃ-------------------------------CABELO(ANGOLA)
MUTUMBÁ ASÉ----------------------RESPOSTA DO MUTUMBÁ
MUTUMBÁ-----------------------------PEDIDO DE BENÇÃO
MUZENZA------------------------------DANÇA NO ANGOLA
 
   
 N 
 NIBO-------------------------------------ONDE
NITORIPE------------------------------PORQUE
 
   
 O 
 OBALUAYE--------------------------REI E SENHOR DA TERRA
OBANLA-------------------------------GRANDE PAI
OBÁ------------------------------------REI
OBÉ FARÁ-----------------------------TRIDENTE DE ESÚ
OBÉ FARIN----------------------------NAVALHA
OBÉ TÔTÔ-----------------------------TESOURA
OBÉ--------------------------------------FACA
OBÌNRIN-------------------------------MULHER
OBÓ--------------------------------------NADEGAS
ODARA--------------------------------BONITO LINDO
ODÉ-------------------------------------CAÇADOR/OSOOSI
ODIDÉ---------------------------------PAPAGAIO
ODÓ--------------------------------------PILÃO
ODÔ-------------------------------------RIO
ODU-------------------------------------DESTINO
ODÙNDUN----------------------------FOLHA DA COSTA
OFÓ--------------------------------------PERDA
OGBON---------------------------------SABEDORIA
OGUÉ------------------------------------CHIFRE
OIN---------------------------------------MEL
OJÁ---------------------------------------PANO DE CABEÇA
OJÔ--------------------------------------CHUVA
ÒJÒ--------------------------------------DANÇAR
OJO--------------------------------------DIA
OJÒWÚ---------------------------------CIUMENTO/A
OJU--------------------------------------OLHO
OJURAN-------------------------------SONHO/VISÃO
OKAN-----------------------------------CORAÇÃO
OKANI-----------------------------------PÊNIS
OKÓ------------------------------------MARIDO
OKU------------------------------------CADÁVER
OKUM-----------------------------------MAR
OKÙNRIN------------------------------HOMEN
OKUTÁ--------------------------------PEDRA
OLEGARÁ-----------------------------LADRÃO
OLOBÉ---------------------------------SENHOR DA FACA
ÒLÓDUMARÉ-----------------------DEUS SUPREMO
OLÔFU----------------------------------GATO
OLOKUN------------------------------DEUS DO MAR
OLONÃ--------------------------------SENHOR DO CAMINHO
OLOROGUN---------------------------CONFUSÃO/ATRITO/FOFOCA
OLORUM------------------------------SENHOR DO CÉU
OLUWÁ--------------------------------SENHOR
OMIERÓ--------------------------------AMACI
OMIN DUNDUN----------------------CAFÉ
OMIN------------------------------------ÁGUA
OMO-----------------------------------FILHO
OMOLU------------------------------- FILHO DO SENHOR
OMORISÁ------------------------------FILHO DE ORISÁ
ONÃ-------------------------------------CAMINHO
ONIFÁ----------------------------------ADORADOR DE IFÁ
ONI--------------------------------------HOJE
ONI-------------------------------------REI/SENHOR
ONI-SEGUN--------------------------MÉDICO
OPÁ--------------------------------------MÃO
ORIKÍ------------------------------------SAUDAÇÃO A CABEÇA(REZA)
ORIN ----------------------------------CANTIGA
ORISÁ-----------------------------------DIVINDADE DA NATUREZA
ORITÁ---------------------------------ENCRUZA DE 3 PONTAS
ORO------------------------------------FORÇA
ORÔ------------------------------------RIQUEZA
ORUKÓ---------------------------------NOME
ORUN----------------------------------SOL/ CÉU
ORUPIN---------------------------------CABELO
OSÁ-------------------------------------LAGOA
OSÍ---------------------------------------DIREITO
OSÓ-------------------------------------FEITIÇO/FEITICEIRO
OSUN------------------------------------SEMENTE
OSUPÁ---------------------------------LUA
OTÁ------------------------------------PEDRA/BRIGA
OTIM------------------------------------PINGA
OTINIMBÉ-----------------------------CERVEJA
OTUN------------------------------------ESQUERDO
OUBERIM-----------------------------MULHER
OUFITILÉ-----------------------------OUVIDO
OWÓ-------------------------------------DINHEIRO
OWÓ------------------------------------MÃO
OWÒ-------------------------------------MÃO
OWÙ-------------------------------------CIUMES
OXÉ-------------------------------------MACHADA DUPLA SÀNGÓ
 
   
 P 
 PADÊ------------------------------------COMIDA DE ESÚ
PALEÓ----------------------------------BANHO
PAÓ--------------------------------------PALMAS RITMICAS
PEPEYÉ---------------------------------PATO
PEREGUN------------------------------EWÉ LA OGUN
PETITI-----------------------------------PEQUENO
POJU-------------------------------------MAIS
POMBO-GIRA-------------------------EXÚ FÊMEA
 
   
 R 
 RONCÓ---------------------------------QUARTO DE CLAUSURA 
   
 S 
 SABAGI--------------------------------QUARTO QUE ANTECEDE O RNCÓ
SAKOTO-------------------------------ORGULHOSO
SÁORO---------------------------------GUIZO P/ OS PÉS
SIBÍ--------------------------------------COLHER
SIRRUN--------------------------------ATO FUNEBRE(TOMAR O OSU E DESPACHAR O SANTO)
SOKOTÓ-------------------------------CUECA/CALÇA/CALCINHA
 
   
 T 
 TÁBULÁ NO EFON----------------DANE-SE
TATETO------------------------------TÍTULO DE ANGOLA
TÔLORÔ-----------------------------AMASSAR QUINAR
TÔTÔ FUN---------------------------PUTA QUE PARIL
TUTU----------------------------------FRESCA
 
   
 U 
 UNJE-----------------------------------COMIDA
UNTÓ----------------------------------ATO QUE ANTECEDE O ACOFARI
 
   
 TRADUÇÕES DIVERSAS: 
 ADÊ--------------------------------CORÔA USADA PELAS IYABÁS
ABÉBÉ-----------------------------LEQUE USADO PELAS IYABÁS
ALFANGE------------------------ESPADA USADA PELAS IYABÁS
ADAGA---------------------------ESPADA USADA POR ABORÓS(ESPADA DE PEQUENO PORTE)
ERUKÊRÊ------------------------ABANO DE OXOSSI E LOGUN
IBIRIN-----------------------------INTUMENTO DE NANÃ
ERUESIN-------------------------RABO DE CAVALO USADO POR OYA
OFÁ--------------------------------ARCO E FLEXA(INSTRUMENTO DE CAÇA)
OS É--------------------------------MACHADO DE DOIS GUMES DE S ANGO
OGUÉ-----------------------------CHIFRES
OGÓ-------------------------------BASTÃO DE EXÚ COM FORMATO DE PÊNIS
OBÉ FARÁ-----------------------TRIDENTE DE EXÚ
OPÁ S ORÔ-----------------------CAJADO ONDE OS ÀLÚFON SE APOIA
S AS ARÁ--------------------------BASTÃO DE OMOLU(É A EXPANÇÃO E A CURA DAS DOENÇAS)
BUZIO (CAURI)-----------------------------CONCHA AFRICANA
CHORÃO-------------------------FIO DE CONTAS QUE SE USA NA FRENTE DO ADÊ
ES Í LOKUM------------------------CAVALO MARINHO
 
   
 NUMERAÇÃO ORDINAL: 
 PRIMEIRO----------------------IKINI
SEGUNDO----------------------EKEJI
TERCEIRO---------------------EKETÁ
QUARTO------------------------EKERIN
QUINTO-------------------------EKARUN
SEXTO---------------------------EKEFÁ
SÉTIMO--------------------------EKEJE
OITAVO--------------------------EKEJÓ
NONO-----------------------------EKESÁN
DÉCIMO--------------------------EKEUÁ 
 
   
 PRONOMES: 
 EU-----------------------------------EMI
TU-----------------------------------IWO
ELE----------------------------------OUN
NÓS---------------------------------AUÁ
VÓS---------------------------------EUYIN
MEU/MINHA----------------------MI
TEU/TUA--------------------------TIRÉ
SEU/DELE/DELA----------------TIRE
NOSSO-----------------------------TIWA
DELES/DELAS-------------------TIWON
 
   
 TRADUÇÃO - ANIMAIS: 
 ÀJÁ----------------------------------CACHORRO
AJAPÁ------------------------------CÁGADO/TARTARUGA
AGUTAN---------------------------CARNEIRO
ABUKO-----------------------------CABRITO
AURÊ--------------------------------CABRA
AKIKO------------------------------FRANGO/GALO
ADIÉ---------------------------------GALINHA
APOLÓ------------------------------SAPO
ABABÓ------------------------------GALINHA VERMELHA/CARIJÓ
ETUN /KONKÉN------------------GALINHA D'ANGOLA
EJÁ------------------------------------PEIXE
EKU-----------------------------------PREÁ
ELÉDI--------------------------------PORCO
EIKOICI------------------------------VEADO
GODÔPÉ----------------------------CABRA/CABRITO
ILÉ------------------------------------POMBO
IRILÉ---------------------------------POMBO
IDÃ-----------------------------------COBRA
IGBY---------------------------------CARACOL
IGUI----------------------------------PORQUINHO DA INDIA
KONKÉN----------------------------GALINHA D'ANGOLA
LEKE LEKE------------------------GARÇA
LABA LABA-----------------------BORBOLETA
MALU-------------------------------BOI
ABAN-MALU----------------------VACA
ODIDÉ------------------------------PAPAGAIO
ODÁ---------------------------------BODE CASTRADO
PEPÉYE-----------------------------PATO
ÊS Í-----------------------------------CAVALO
ES Í OKUM-------------------------CAVALO MARINHO