sábado, 5 de janeiro de 2013

Significado das Figuras das Cartas de Tarô

As figuras do Tarô estão em constante movimento para nos fazer pensar, dançando como o Shiva de cem braços; seus significados se cruzam e se completam de várias maneiras.

Cada carta representa um arquétipo: a personificação das forças; as faces são caracterizadas por um disfarce típico, que apresenta uma característica típica de Máscara. O rosto começa a se modificar, tornar-se radiante, amedrontador ou consolador conforme o estado de espírito em que nos encontramos. Aí a carta não é mais uma ideia, ela se torna um acontecimento.

Todas as cartas acentuam a importância da atenção que ajuda o reconhecimento da ação, bem como o auto-reconhecimento. Todas, principalmente as carta X (Roda do Destino) , XI (Força) , XX (Julgamento), previnem contra a desatenção, a distração e contra a mera ação rotineira.

Uma figura nua representa uma verdade explícita que inclui o impulso instintivo do homem; uma figura vestida indica construções intelectuais e uma posição na comunidade. Vista de frente, o que se quer deixar claro com  a carta é a imutabilidade das formas inteligíveis que determina os fatos.

A orientação da figura no espaço mostra a natureza da ação. O perfil esquerdo da figura representa meditação e ação premeditada, ao passo que o perfil direito aponta para a atividade. No caso de uma figura em posição sentada acentua-se o desenvolvimento interior; se a carta for deitada em posição invertida, indica resistência e inatividade.

À cabeça dá-se um significado avaliador, ela revela a orientação da vontade. Uma cabeça nua expressa ações no âmbito espiritual; se estiver coberta, a ação se passa no âmbito material. O simbolismo da carta determina o âmbito ao qual a vontade se submete; assim, por exemplo, a coroa representa a força dominadora da irradiação; se a carta estiver invertida, menciona-se com isso o abuso da força.

Cabelos revelam algo das intenções individuais. Cabelos loiros indicam realização construtiva, mas se a carta estiver ao contrário, pode-se prever resultados negativos. Cabelos escuros indicam que ainda não há efeitos, a barba indica concentração da vontade em determinado objetivo.

O pescoço - como ponto de ligação entre o corpo e a cabeça - esclarece as possibilidades de relações do pensamento com a vida; se o pescoço estiver descoberto, não há impedimentos para essa possibilidades. Se o pescoço estiver coberto, é a cor que cobre que dá o fator decisivo. Por exemplo, a cor vermelha representa o impulso que leva à atividade.

A vida sentimental, com seus impulsos éticos e morais, está localizada no busto; e, no baixo-ventre, localizam-se os impulsos e necessidades físicas. Quando formos interpretar, é a cor das vestes que dá a medida desses impulsos. O cinto mostra a transição da ação impulsiva para a ação premeditada; se a carta estiver invertida deve-se recear precipitação.

O braços significam realização; o direito transmite decisões, esperanças; o esquerdo o posicionamento emocional e inconsciente. Se estiverem apontado para cima, há captação de forças espirituais, mas de apontarem para baixo significa indecisão. No caso de carta invertida significa submissão aos regulamentos estranhos. Se o braço tocar o cinto, isso revela a atuação conjunta das energias psíquicas e físicas.
A mão simboliza o poder mágico dos homens, seu conhecimento sobre as suas afinidades secretas e o adiamento ou a demora da sua evolução. A mão tanto pode segurar como largar.

As pernas mostram a transformação das intenções e sentimentos em ação concreta; se estiverem cruzadas, essa ação ainda está impedida. Se a figura estiver sentada, nesse caso existe uma base sólida. O pé erguido significa uma viagem: de acordo com a cor, essa viagem pode ser uma mudança de região ou uma introspecção. Ouroborus: realidade que  basta a si mesmo.

As Figuras nos revelam  os acontecimentos, conforme sua posição em relação as cartas ao redor.
Por exemplo: O Eremita com sua lamparina, qual carta ao seu redor ele ilumina? A Morte com sua foice, qual carta  ao seu redor ela esta ceifando? Qual a dúvida do Enamorado? O quê ou qual impulso a Força domina? Observando assim, também, os Arcanos Menores.
Portando as direções das figuras e a ação que representam, também, com as cartas próximas são um detalhe a mais na interpretação das cartas, que podem agregar bastante à leitura. Esquema este utilizado no Método Tabuleiro também conhecido como Labirinto.


EM BREVE O QUE DIZ CADA CARTA DO TARO! AGUARDEM!!! Bjos